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Treinamento: Relacionamento interpessoal (DISC)

“Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos”

Pesquisas recentes apontam que pelo menos 60% empresas perdem negócios por problemas de comunicação entre os envolvidos no negócio. Contudo, resolver questões de comunicação nas empresas, na raiz, significa resolver questões de relacionamento entre pessoas. Afinal, as empresas existem graças às pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes. São as pessoas que movimentam os negócios, articulam as informações e são responsáveis por fazer as coisas acontecerem.

E quando se trata de pessoas, um conceito torna-se muito importante: o da diversidade. As pessoas são diferentes. Mesmo no ambiente profissional, onde existem objetivos comuns, as relações acontecem entre indivíduos, cada um com suas ideias, necessidades e sentimentos, percebendo e vivenciando a realidade de maneira particular.

Nesse sentido, promover o autoconhecimento e a melhor interação das pessoas é algo estratégico para toda organização que valoriza o material humano e reconhece que desenvolver esse capital traz benefícios tangíveis para o negócio.

DISC – Teste de Perfil

Desenvolvido por William Moulton Marston em 1928 e publicado no livro Emotions of Normal Peopleo DISC é um teste de análise de perfil comportamental usado em mais de 60 países para desenvolvimento de pessoas. Com ele é possível compreender as características pessoais, comportamentais e emocionais de uma pessoa. Alguns o chamam de “manual de instruções” do perfil comportamental.

Uma vantagem do modelo DISC é que em seus resultados há uma seção especialmente dedicada às habilidades de liderança. Neste relatório são analisados fatores como comunicação geral, estilo de tomada de decisão, estilo de apresentação, administração e planejamento do tempo, resolução de problemas, cumprimento de prazos, dentre outros fatores.

Com esta ferramenta é possível melhorar os relacionamentos entre líder e liderado, avaliar a compatibilidade do profissional com determinadas equipes, selecionar candidatos para cargos de gestão ou ainda identificar competências para desenvolvimento em treinamentos

A Actavox acredita que o líder possui um papel fundamental e possui alguns programas específicos para liderança como o programa de Coaching de Executivos, o Treinamento de Liderança e o Programa de Desenvolvimento de Gestores de Vendas.

Objetivos do Treinamento

Apresentar modelos de classificação de perfis psicológicos permitindo uma melhor compreensão dos diferentes tipos de pessoas

t

Conhecer os fatores que influenciam o comportamento humano

s

Apresentar ferramentas que possam auxiliar os participantes no desenvolvimento de comportamentos mais eficientes no relacionamento interpessoal e na resolução de conflitos

w

Perceber e entender os impactos das diferenças individuais nos relacionamentos interpessoais

Objetivos da dinâmica (workshop):

l

Praticar o reconhecimento de perfis DISC e a utilização deste conhecimento em interações comerciais

Apresentar ferramentas que possam auxiliar os participantes no desenvolvimento de comportamentos mais eficientes no relacionamento interpessoal e na resolução de conflitos

Resumo do Programa

Pre-work (opcional)

Realização de teste de perfil online DISC

Workshop

Para vendedores e profissionais de vendas

  • Exercício prático para aplicação dos conceitos: Negociação adaptada a perfis. Identificando o perfil do comprador

Sessões devolutivas do teste de perfil (opcional)

Explicação aprofundada dos resultados do teste de perfil, explorando o uso de exemplos e aplicações no dia a dia.

Programa do treinamento

  • Conceitos de relacionamento interpessoal: empatia, diversidade, inteligência emocional
  • Para que servem os testes de perfil
  • Apresentação do modelo DISC
  • Técnicas para aplicação na identificação de perfis
  • Recomendações para comunicação eficiente com os diferentes tipos de perfis
  • O que fazer e o que não fazer com cada um dos estilos comportamentais
  • Aplicação dos conceitos para melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal

Público alvo e carga horária

Quaisquer profissionais que desejem entender melhor a natureza humana para melhorar sua habilidade de comunicação ou de desenvolvimento de relacionamentos profissionais – seja com clientes, líderes, liderados ou colegas

Carga horária: 4 a 6 horas

Clientes Satisfeitos

Curso de grande valia, desconstruí alguns e construí novos. Contribuiu para minha formação profissional e pessoal. Instrutores qualificados e com excelente didática. Adorei!

Executivo de vendas, Gol Linhas Aéreas

Fantástico! Tomara que a empresa organize outros eventos como esse entre as áreas. Já estamos colhendo os frutos do melhor relacionamento entre as áreas de crédito e comercial

Gerente de vendas, Banco Cacique

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