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Gestão do Pipeline de vendas

O pilar da gestão do processo de vendas

A visibilidade no processo comercial é crucial para o atingimento de resultados.

A falta de visibilidade e acompanhamento é um problema muito grave, pois pode gerar perdas de negócios e dificuldade em encontrar o momento correto de atuar nas diversas oportunidades de vendas.

A gestão sobre as oportunidades de vendas e sobre o desempenho da equipe comercial têm como um de seus mais importantes pilaresa Gestão do Pipeline de Vendas.

O que é o Pipeline de Vendas?

A palavra “pipeline” é proveniente da língua inglesa, e em português significa “tubulação”. A analogia entre uma tubulação e vendas é o seguinte: Assim como numa tubulação que serve para conduzir algo por um caminho até um ponto final, o pipeline de vendas é a metodologia onde oportunidades de vendas no seu nível mais inicial são levadas por um “caminho” de gestão e acompanhamento até que se tornem vendas realizadas ou negócios descartados.

No Brasil também é conhecido como “Funil de Vendas.”

No Brasil também é conhecido como “Funil de Vendas.”

Experiência em diferentes plataformas.

Veja algumas:

Para que serve a gestão de pipeline de vendas?

A Gestão de Pipeline é uma metodologia utilizada para identificar e aproveitar as melhores oportunidades de venda, melhorar a taxa de conversão da empresa e acelerar o ciclo de vendas, ou seja, vender mais rápido.

Ela ainda permite medir a performance individual assim como de toda a equipe, por meio do mapeamento de cada uma das etapas do processo de vendas que possibilita ter uma visão geral, facilitando a compreensão e fornecendo informações importantes para uma gestão mais eficiente.

Oportunidade
Oportunidade
Conexão
Obstáculo
Venda
Alvo conversão
Estágio 01
Estágio 01
Estágio 03
Estágio 01

Vantagens que a gestão de pipeline oferece

Para a organização

  • Aumento do nível de faturamento
  • Gestão e fechamento de oportunidades estratégicas
  • Aumento da produtividade da equipe de vendas
  • Alocação de recursos para oportunidades de negócios prioritárias

Para os gestores de vendas

  • Ajuda a revisar oportunidade de vendas;
  • Oferece uma melhor visão da receita em negociação;
  • Controle sobre ações e prioridades da equipe;
  • Facilita comunicação por gerar uma linguagem comum;

Para a linha de frente de vendas

  • Melhor controle das oportunidades de venda;
  • Facilita a priorização de tarefas e ações;
  • Facilita o planejamento do tempo;
  • Ajuda a fechar negócios (e consequentemente aumentar os ganhos);

Qual a importância da gestão de pipeline?

É comum encontrar vendedores e gerentes desorientados sobre qual o próximo passo, o que realmente deve ser feito a seguir para se caminhar para o fechamento de uma venda.

Gestão de Pipeline é capaz de indicar que caminho seguir. É uma ferramenta para tomada de decisões, facilita o planejamento do tempo e, conseqüentemente, a fechar negócios. No âmbito gerencial, oferece uma melhor visão sobre as oportunidades de venda, maior controle sobre as ações e prioridades da equipe, além de facilitar a comunicação por gerar uma linguagem comum.

A Actavox conta com uma equipe de especialistas para aplicar e avaliar a eficácia desta metodologia na sua empresa. Entre em contato conosco!

Clientes Satisfeitos

Não sei como vivíamos sem pipeline. Desenvolvemos um trabalho de largo fôlego com a Actavox e os resultados foram altamente positivos. Menção especial deve ser dada ao profissionalismo e dedicação das pessoas que lá trabalham e incorporam efetivamente as necessidades do cliente

Ricardo Loureiro

Presidente LatAm, Serasa Experian

Escolhemos a Actavox pelo profundo conhecimento sobre o tema construção e gestão de pipeline e seu conhecimento e competência para gerenciar a mudança cultural que a implantação desta ferramenta acarreta na empresa e em seus processos

Manoel A. R. Machado

Diretor Geral, UnoTech

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