A importância dos indicadores para uma gestão eficaz

Analítico, Performance e metas, Pipeline, Vendas

Resumo do artigo

  1. Indicadores são ferramentas para gerenciar, atingir e superar seus resultados;
  2. É importante realizar um bom planejamento e usar a metodologia correta para otimizar resultados com os indicadores;
  3. Boa leitura e boas vendas!

Por que e como trabalhar com indicadores?

É importante termos indicadores (KPIs) para medir se estamos no caminho certo para controlar e atingir as metas definidas.

À principio, a sugestão é elencar poucos indicadores, porém, que sejam representativos e tenham relevância para as tomadas de decisões. Quando temos grandes quantidades, perde-se o foco ao dar atenção à algum indicador que não seja relevante.

Hoje em dia, temos muitas informações, sejam elas estruturadas (base de dados) ou não estruturadas (rede social, Facebook, Linkedin, entre outros). É importante saber o que queremos elencar, medir e o porquê.

Existem múltiplos tipos de indicadores de desempenho de processos, cada qual possui uma finalidade diferente para uma circunstancia diferente.

Com a diretriz da empresa e/ou planejamento estratégico definido, qualquer área poderá, através de seus indicadores, medir sua evolução frente ao desafio estabelecido, sendo de suma importância elencar os indicadores representativos.

Definida a lista de indicadores, agora é o momento de verificar onde estão as informações!

Lembre-se da periodicidade e relevância, pois temos indicadores com métricas diferentes (anual, mensal, diário e até por hora) para áreas diferentes dentro dos diversos segmentos.

A extração e preparo das informações são importantes para não enviesar o resultado, para isso é necessário que os critérios sejam bem definidos e descritos, pois, se no futuro houver qualquer mudança de critério, será possível rastrear e garantir que as informações estejam sendo utilizadas corretamente.

Para ter sucesso é importante definir qual área será responsável por extrair e/ou consolidar as informações, pois dessa forma será garantido que uma base única com todos os critérios estabelecidos sejam confiáveis.

 

Inserindo os indicadores na gestão e na operação

De posse dos indicadores, agora chegou o momento de disponibiliza-los! Isso pode ser feito de diversas formas: desde uma planilha Excel, PowerPoint, BSC, Dashboard (Excel, PowerBI, OBIEE, Tableau, Qlickview entre outras) ou mesmo algum sistema de indicador. O importante é que seja visível e de fácil entendimento.

Para um gerenciamento eficaz, após a análise dos indicadores, se for identificado algum desvio, chegou o momento de atuar!

A melhor forma é através de um plano de ação com datas, objetivos e responsáveis definidos. Sendo que, algumas estratégias poderão ser alteradas no momento de sua analise, dado a relevância do indicador!

Defina bem seus indicadores para que sejam um meio de gerenciar, atingir e superar seus resultados!

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar.” Peter Drucker

 

Autor:
Edson Platini

Edson Platini

Sócio e Consultor - Actavox Sales Management and Strategy Consulting

Consultor de empresas especializado em Business Intelligence, DW e CRM. É sócio da Actavox Consultoria Empresarial especializada em gestão comercial e estratégia.

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