Checklist de gestão de Pipeline e CRM: O guia para a gestão de vendas sem erros!
Este checklist irá ajudar vendedores e gestores a fazer uma melhor gestão das oportunidades através do CRM.
Análise de qualidade dos dados
A qualidade dos dados em um CRM é essencial.
Tanto o gestor quanto o time precisam estar comprometidos em usar a ferramenta como o canal oficial de comunicação das informações das oportunidades de vendas.
Para isso devemos evitar o uso de planilhas para atualização de dados e alimentação de relatórios de vendas. Quando o gestor de vendas necessitar de alguma atualização de uma oportunidade deverá consultar os dados diretamente no CRM.
Isso significa que o vendedor precisa manter os dados atualizados diariamente e que o gestor não deve solicitar informações sem antes consultar a ferramenta.
Checklist de qualidade dos dados:
Está clara qual a dor do lead? | Essencial ter clareza para correto planejamento |
Está clara a melhor solução para resolver a dor dele? | Qual será a estratégia neste negócio |
Qual será a estratégia neste negócio | Sem objeções já estaria ganho. O que precisamos contornar para ganhar a oportunidade |
Existem oportunidades no passado? | Informações desatualizadas |
Os negócios estão concentrados numa mesma data? | Informações imprecisas ou irreais |
As oportunidades vêm sendo postergadas repetidamente? | Falta de planejamento, visão abrangente da oportunidade ou visão clara dos próximos passos |
As oportunidades possuem valor? | Informações incompletas |
Lógica de valor total correta (mensal ou anual)? | Alinhamento no formato de inserção dos dados |
As oportunidades são fechadas com valor muito diferente do previsto? | Otimismo ou pessimismo na visão do negócio que deverá ser ajustado |
Oportunidades estão nas fases corretas? | Informações desatualizadas |
Existem oportunidades sendo trabalhadas que não estão no Pipeline? | Informações incompletas que irão impactar métricas de conversão e ciclo de vendas |
Existem oportunidades que deveriam ter saído do pipeline como ganho ou perdido? | Informações desatualizadas |
Análise de geração de negócios
O CRM permitirá maior visibilidade do processo de vendas e seus gargalos. É essencial avaliar durante as reuniões de vendas qual o cenários real versus a meta ou resultado desejado.
Para isso é importante traduzir a meta financeira em métricas por etapa do funil:
- Quantos negócios eu preciso fechar (ganhar) por mês?
- Quantas oportunidades (SQL) novas preciso gerar semanalmente?
- Quantos leads qualificados (MQL)?
- Quantos leads preciso gerar?
- Quantas ligações/ações por dia meu SDR e Inside Sales precisa fazer?
Tendo clareza dessas métricas (metas) será possível manter as reuniões de vendas objetivas e com foco no resultado.
Chegar nessas métricas requer um trabalho de planejamento comercial. A Actavox possui uma PLANILHA DE PLANEJAMENTO COMERCIAL que te permite chegar nestas respostas para construir suas metas de funil de vendas.
Checklist de geração de negócios:
Como estamos em relação às métricas? | Avaliação do cenário real vs meta |
Quais são os gargalos? | Identificação dos gaps e problemas |
Como resolver? | Plano de ação individual ou em equipe |
Análise de oportunidades pelo gestor
O gestor possui um papel fundamental em uma equipe de vendas.
A gestão através de um CRM pode requerer atenção no início, principalmente no que diz respeito à qualidade dos dados
Porém, com o passar do tempo o gerente poderá cada vez mais contribuir para a evolução dos negócios usando o CRM como fonte de informações.
Dependendo do volume de oportunidades pode ser difícil para o gestor analisar todas as oportunidades individualmente. Neste caso ele deverá priorizar seu tempo usando critérios como:
- Tamanho do negócio (R$)
- Data prevista de fechamento mais próxima
- Maior probabilidade de fechamento
- Produtos, regiões ou segmentos estratégicos ou com foco no momento
- Cliente chave (potencial da conta, influenciador, case importante, etc)
Ao revisar as principais oportunidades deverá verificar:
- Posso ajudar a contornar alguma objeção ou acelerar o fechamento?
- Existe alguma forma de aumentar as chances de fechamento?
- Existe alguma informação que devo compartilhar que pode trazer uma visão mais clara, vantagem ou estratégia nova?
- Existe alguma forma de aumentar o valor da oportunidade?
- Existe alguma oportunidade de treinar o vendedor na prática em alguma técnica de venda ou negociação?
Como o gestor pode ajudar na prática:
- Direcionando a ação do vendedor para maior foco ou produtividade
- Apoiando o vendedor em questões internas da empresa, sejam da área comercial ou de outras
- Apoiando o vendedor em questões externas à empresa
- Realizando visitas, calls, conferências conjuntas para apoiar ou emprestar autoridade
- Estimulando a troca de boas práticas dentro da equipe
- Emprestando seu conhecimento e experiência
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Camila Rissi
Sócia especialista em Outbound Sales & Growth hacking
Conselheira, professora de marketing e vendas
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