Posicionamento de mercado para empresas de Bens de Consumo

Da estratégia corporativa à execução dos planos garantindo o Posicionamento de Mercado

Nesta era de transformações velozes, o aprendizado contínuo e a garantia de execução sustentam a longevidade do negócio. Ajudamos as empresas a crescerem, se reinventarem e a gerar diferencial competitivo.

Toda organização é uma réplica de um organismo vivo e todo organismo vivo precisa estar em constante processo de evolução e aprendizado. Quando a organização acompanha as transformações do mercado, ela alcança o sucesso.

A Actavox compreende que as empresas estão em níveis de maturidade distintos e, por isso, a oportunidade de incremento de performance pode estar em uma proposta de trabalho de ciclo completo ou modular para facilitar o diagnóstico e a implantação das adaptações necessárias.

posicionamento de mercado

Para atender a esta realidade, a Actavox desenvolveu a metodologia 6BLOCKS®, uma metodologia exclusiva que oferece 6 módulos de produtos complementares que adequam-se ao momento e à necessidade de cada cliente, de acordo com os seguintes critérios/modalidades:

O ESTÁGIO E PRIORIDADE DE CADA NEGÓCIO

O GRAU DE IMPORTÂNCIA DA OPORTUNIDADE E SEU RESPECTIVO IMPACTO

O TAMANHO DA EMPRESA E DOS SEUS OBJETIVOS DE CRESCIMENTO

Garanta o posicionamento de MARCA e do seu negócio

Construimos estratégias para crescimento de negócios em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Posicionamento de mercado de startup à grandes organizações.

A ABORDAGEM DA METODOLOGIA 6BLOCKS®

A metodologia 6BLOCKS® permite que a Actavox atenda a qualquer segmento de indústria, tamanho e momento em diferentes pilares de seu negócio:

Estratégia Corporativa

DESENHO DO PROPÓSITO CORPORATIVO OU DE MARCA

ESTRATÉGIA DE MARKETING E FERRAMENTAS

DIAGNÓSTICO E EXECUÇÃO COMERCIAL

ORGANOGRAMAS E ESTRUTURAS

EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DE MÉTRICAS

ESTRATÉGIA CORPORATIVA

Desenvolver e construir estratégias vencedoras passa por estabelecer objetivos de marca e financeiros claros, incluindo muitas vezes escolhas para que a empresa possa atingir as expectativas de crescimento e a gestão da reputação da empresa em qualquer estágio do seu desenvolvimento: de startup à grandes organizações.

 

As principais etapas contemplam:

  1. Definição do contexto atual da empresa;
  2. Estabelecimento de objetivos;
  3. Claro escopo para cada área da empresa;
  4. Criação de planos de negócio;
  5. Desenho da estratégia de comunicação corporativa;
  6. Monitoramento contínuo.

DESENHO DO PROPÓSITO CORPORATIVO OU DE MARCA

O desenho do propósito corporativo da empresa ou marca contempla encontrar o posicionamento para a marca/empresa, que reforce seus valores e seus atributos econômicos e sociais, identificando uma causa que o conecte com valores emergentes e demandas da sociedade atual.

Toda empresa e marca possuem uma identidade, história e intenção estratégica que devem nortear os caminhos.

As principais etapas para o desenho do propósito de marca/empresa são:

  1. Identificação da causa através de: Pesquisas/Documentos institucionais/ Entrevistas internas e com formadores de opinião/ Mapeamento de Stakeholders;
  2. Alinhamento da Causa com o target (consumidor/shopper), que passará a orientar a estratégia de relacionamento com o mesmo;
  3. Comunicação e Engajamento dos principais stakeholders com sugestões de ações de curto, médio e longo prazos.

ESTRATÉGIA DE MARKETING E FERRAMENTAS

A estratégia de marketing traz uma visão holística e integrada para o negócio através do mapeamento todas as áreas:

 

  • Entendimento de mercado;
  • Entendimento do negócio e da atuação da empresa;
  • Entendimento de ecossistemas;
  • Desenvolvimento do entendimento sobre o consumidor e sobre o shopper;
  • Diagnóstico de brechas de mercado;
  • Desenvolvimento de princípios estratégicos;
  • Branding, gestão de marca;
  • Definição do posicionamento de marca;
  • Entendimento de oportunidades de crescimento e fortalecimento do negócio;
  • Arquitetura de portfolio e marca;
  • Definição da linha de atuação;
  • Segmentos de atuação;
  • Desenho e gestão de plano de marketing;
  • Calendário de inovação;
  • Estratégia de marketing digital;
  • Calendário promocional.

DIAGNÓSTICO E EXECUÇÃO COMERCIAL

  • Entendimento do varejo, do cenário comercial e de vendas do segmento que atua utilizando as mais amplas metodologias de Trade Marketing;
  • Definição da estratégia de canais de distribuição para o Portfólio de Produtos;
  • Desenho da estratégia de precificação;
  • Estratégia de lucratividade e do portfólio de clientes;
  • Estratégia de segmentação e lucratividade de clientes;
  • Definição de estratégias nacional e regional para alavancar competitividade;
  • Avaliação e recomendação de Estrutura Comercial;
  • Entendimento da eficiência da gestão de ponto de venda e recomendação de métricas e técnicas;
  • Entendimento da Atuação em Gerenciamento por Categoria e recomendação de atuação;
  • Capacitação da equipe de execução de vendas (e merchandising) garantindo um impacto rápido nas estratégias da empresa.

ORGANOGRAMAS E ESTRUTURAS

A recomendação de organogramas é baseada no conhecimento do perfil da empresa e do segmento aonde está inserida utilizando benchmark e tendências de mercado com foco na longevidade do negócio.

A Actavox, além de propor estruturas eficientes apoia a seleção de executivos para a estrutura definida, elabora e aplica um plano de integração para que o processo de adaptação do contratado seja mais efetivo e gere baixa rotatividade.

EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DE MÉTRICAS

Para favorecer que a empresa mantenha seu ritmo de atuação e incorpore os novos processos e recomendações de maneira eficiente, a Actavox tem uma equipe que auxilia na execução de todo o plano e nas atividades a serem adotadas.

A Actavox une-se mais uma vez à empresa colaborando com os gestores no gerenciamento de métricas periodicamente para garantir a eficiência da implantação do programa.

Nossos Valores

A Actavox visa sempre somar e multiplicar junto ao cliente. Sendo assim, o que norteia nossos valores é o entendimento conjunto. Ou seja, buscamos compreender a cultura organizacional do cliente junto a seu time, absorvendo a experiência acumulada a fim de alavancar os resultados do projeto.

Dessa forma, o time da Actavox pode aportar toda sua experiência técnica, visão externa e metodologia proprietária ao longo de todas as fases.

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Construimos Estratégias de Marketing e Comercial e auxiliamos sua empresa na Transformação Digital e na Longevidade do Posicionamento de Mercado

A IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO 360°

Um dos aspectos mais importantes da metodologia 6BLOCKS® está na maneira como ela foi desenvolvida, com a expertise de sua equipe, com as amplas técnicas de consultoria e ferramentas ágeis para desenho de soluções customizadas.

O entendimento profundo de todas as etapas do negócio, da elaboração do plano estratégico à execução e suas métricas, agrega uma visão de 360° que favorece a integração das áreas e eficácia de resultados.

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A metodologia 6BLOCKS® traduz de maneira técnica o conhecimento sobre toda a cadeia de negócio, dos benefícios e das demandas de novos perfis da economia 4.0.

Através de uma equipe que possui o entendimento do comportamento de consumo, da dinâmica de compra e dos shoppers, além de ter experiência com mais de 200 categorias de produtos auxilia as empresas a desenvolver novos produtos e soluções que naveguem nessa nova economia.

Com background e visão de inovação, em sintonia com a dinâmica do mercado, a metodologia também permite aproximar as indústrias a um ecossistema de inovação, de startups correlatas, de opções complementares de soluções para seus negócios e de um ambiente digital.

O Ciclo de aprendizado contínuo no qual a metodologia 6BLOCKS® está baseada permitirá uma análise robusta, rápida do negócio e contínua.
É a perfeita combinação entre planejamento e execucão através de indicadores claros de negócio.

Ciclo Contínuo de Aprendizado e Execução do Negócio

A Metodologia 6Blocks®

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Ajudamos as empresas alcançarem o crescimento, a se reinventarem e a gerar diferencial competitivo em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Consistência estratégica e de execução para garantir o melhor posicionamento de mercado

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