Por quê o Pipedrive foi criado?

Este artigo traduz a história da criação do Pipedrive pelas palavras de seu co-fundador: Timo Rein

Traduzido e adaptado do blog Pipedrive

Olá, meu nome é Timo e sou cofundador do Pipedrive.

Mais de 10 anos atrás, eu estava nas ruas, vendendo livros de porta em porta perto de Blossom Hill Road, San Jose, CA. Não é o tipo de venda mais fácil para começar, mas vendia por todo esse período. Então, é esse o tipo de ofício que eu sempre busquei? Eu realmente não sei, mas era muito emocionantes 🙂

De qualquer forma, juntei-me a 2 pessoas com o objetivo de transformar uma pequena empresa em líder de mercado, e conseguimos isso. O maior catalisador para esse sucesso veio das vendas ativas. Simplesmente nunca desistimos e esses esforços trouxeram os resultados. À medida que nossa equipe e ambições cresciam, precisávamos ser mais espertos em relação aos leads de clientes e não ligar para a mesma empresa duas vezes, então decidimos comprar nosso primeiro programa de CRM. Então, o nosso segundo porque o primeiro não foi bem-sucedido. E cerca de dois anos atrás, compramos um CRM “adequado” por mais de 25.000 dólares. E funcionou … mais ou menos.

Às vezes, éramos ‘bons garotos’ com o software que estávamos usando, preenchíamos todos esses campos e tentávamos dar algum sentido a todos esses relatórios. Às vezes éramos ‘bad boys’ – pulávamos alguns campos ou não preenchíamos tudo, pensando “ninguém preenche tudo corretamente, então porque deveríamos preencher?”. Devo confessar, tínhamos sido até ‘meninos astutos’ – misturando software de CRM com planilhas Excel e gastando incontáveis ​​horas mantendo-as sincronizadas e atualizadas. Aqui está o que aprendemos : a maioria dos softwares de CRM não ajuda você a aumentar as vendas, mas se transforma em enormes “depósitos” de informações do cliente.

Após 10 anos testando diferentes CRMs nos sentimos tão encurralados que um dia decidimos que teríamos que criar um CRM nosso. Mas não iguais que tínhamos visto e usado antes – precisávamos de uma ferramenta que nos ajudasse a vender do jeito que estamos acostumados. Aquele que gostaríamos e usaríamos.

 

Então criamos o Pipedrive.

 

1 – Queríamos uma ferramenta simples (mas poderosa).

Não porque sejamos preguiçosos – pelo contrário, é porque estamos ocupados ligando ao telefone, estando nas reuniões, escrevendo propostas, acompanhando ações anteriores e assim por diante. É preciso muito trabalho para vender e a primeira coisa que faríamos com qualquer software era encontrar o caminho mais curto. E para ser honesto, essas estradas nunca foram curtas.

É por isso que criamos o Pipedrive para ser o mais simples possível de usar e empacotamos todas as funcionalidades de vendas necessárias “por baixo do capô”. O Pipedrive pega seus negócios em andamento (também conhecido como pipeline de vendas) e os mantém na frente de seus olhos como seu único foco mais importante. Todo o resto é colocado de lado e pode ser alcançado quando você quiser.

Já vimos muitas vezes que, quando vendedores realmente bons querem ou precisam ter um bom dia de vendas, eles tendem a deixar tudo de lado e se concentrar em falar com as pessoas. Então, você não quer um software que o retarda – você quer um que forneça o que você precisa em um instante e saia do caminho.

 

2 – Queríamos nos sentir bem e animados em meio a todos os nossos esforços.

Quando você se sente bem em vendas?

Bem, nos sentimos bem quando:

a) acabam de receber um grande “sim” à nossa oferta, ou
b) saber que estamos cada vez mais próximos do próximo desse “sim”.

Pegue como exemplo uma corrida. Imagine que você saiu para correr 5 milhas e na metade da marca você percebe (com a ajuda de alguma boa ferramenta) que você está no caminho certo para registrar seu melhor tempo. Como isso faz você se sentir? Claro, você ainda está longe de terminar, mas saber que está no caminho certo lhe dá um impulso instantâneo de força e confiança. Sem uma ferramenta que permite que você saiba disso, você provavelmente terá que continuar com apenas uma esperança (se puder) e níveis crescentes de fadiga.

O mesmo vale para vendas. Quando estamos rastreando não uma, mas muitas corridas ao mesmo tempo, podemos nos sentir exaustos! E é como nos sentimos muitas vezes.

É difícil dizer como estamos indo se estamos gerenciando muitos processos de uma vez e todos eles em diferentes estágios. O software que usamos sempre quis que preenchêssemos muitos campos, mas não respondeu da mesma forma com informações boas e instantâneas.

É por isso que criamos o Pipedrive para ser uma ferramenta de rastreamento de vendas que mede tudo isso e ajuda você a descobrir se está no caminho certo para o sucesso.

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Victor Hugo Ferreira Jr

Victor Hugo Ferreira Jr

Partner and CEO at Actavox Sales Management and Strategy Consulting

Consultor de empresas, professor e palestrante. É sócio fundador da Actavox Consultoria Empresarial especializada em gestão comercial e estratégia.

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