Estruturação área comercial
Como estruturar a área de vendas?
Para definir a estrutura da área comercial é necessário dedicar tempo e buscar as melhores pessoas.
Uma estruturação área comercial deficiente muitas vezes não consegue ser compensada por uma boa gestão.
Mesmo com um bom líder comercial, uma equipe com bom perfil ou até mesmo com um processo bem definido uma estrutura falha pode comprometer tudo.
Que canais de vendas devo utilizar?
Qual o tipo e perfil de venda ideal para cada canal?
Como quantificar a equipe?
Como estruturar o back office comercial?
Segmentação da base de clientes e dos mercados-alvo
Avaliação do tipo de venda de cada segmento-alvo
Mapeamento do processo geral de vendas da empresa
Conhecimento dos canais de vendas existentes e apropriados para cada segmento-alvo
Alguns dados inciais, experiência e trabalhos prévios serão necessários:
Com as informações necessárias e respondendo as perguntas direcionadoras, novas dúvidas surgirão:
Qual o perfil de vendedor para cada canal e segmento-alvo?
Qual meta de remuneração para cada tipo de vendedor?
Qual o melhor modelo de remuneração para cada tipo de vendedor?
Qual o processo de vendas para cada canal de vendas? Quais KPIs?
Quais ferramentas e rotinas de gestão devo utilizar?
A área comercial deve apoiar a estratégia da empresa. Desta forma é crítico que ao estruturar/reestruturar a área comercial, o gestor esteja ciente dos objetivos estratégicos da empresa e leve isto em consideração ao fazer as perguntas acima.
Em outras palavras, as visões de longo, médio e curto prazos são a base para a estruturação da área. A pergunta principal que o gestor deve fazer é: a estrutura comercial atual está apta a entregar os objetivos da empresa?
Clientes Satisfeitos
A Actavox mostrou grande capacidade de entendimento da estrutura comercial e trouxe, a partir de uma acurada análise, propostas extremamente focadas e objetivas visando desenvolver uma estratégia de vendas mais sinérgica, produtiva e sustentável
Eduardo FreitasCom a ajuda da Actavox tivemos aumento de vendas expressivo no curto prazo além de um direcionamento estratégico que nos dá a certeza de um futuro ainda melhor para nossa empresa
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