Programa de canais e parceiros comerciais

O que é um programa de canais ou programa de parceiros comerciais?

Um programa de canais ou channel partner program, em inglês, é uma política que contém regras claras para o relacionamento com os parceiros de negócios. Tem por objetivo garantir o bom relacionamento e buscar melhores resultados de curto, médio e (especialmente) longo prazos, fortalecendo toda a rede associada.
Quais os objetivos da política, do ponto de vista da empresa que desenvolve o programa?
Criar uma rede de parceiros
Criar uma rede de parceiros comerciais que atuem como multiplicadores e aumentem sua cobertura e atendimento do mercado-alvo
Atrair e reter os melhores parceiros / revendas
Atrair e reter os melhores parceiros comerciais / revendas
Atrair e reter os melhores parceiros / revendas
Garantir bom relacionamento com as melhores revendas
Como utilizá-la?

estratégica e comercia!

Como uma ferramenta estratégica e comercial

estratégica e comercia!

Como uma ferramenta estratégica e comercial
Como divulgá-la?

Ativos ou Receptivos

Existem diversos canais de comunicação, que devem ser usados conforme características do segmento. Em termos gerais pode-se usar mecanismos de divulgação ativos ou receptivos.

Um setor de desenvolvimento de mercado, por exemplo, pode buscar ativamente novos parceiros comerciais. Uma ação de comunicação digital, por outro lado, pode gerar interesse de potenciais parceiros que podem buscar contato com a empresa mãe.

Ativos ou Receptivos

Existem diversos canais de comunicação, que devem ser usados conforme características do segmento. Em termos gerais pode-se usar mecanismos de divulgação ativos ou receptivos.

Um setor de desenvolvimento de mercado, por exemplo, pode buscar ativamente novos parceiros comerciais. Uma ação de comunicação digital, por outro lado, pode gerar interesse de potenciais parceiros que podem buscar contato com a empresa mãe.

Despertar, incentivar, apoiar, recompensar quem traz resultados
Relação “Ganha-Ganha”
Confiança
Qual o espírito de um programa de canais?
Visão de médio e longo prazo
Criação de uma política de relacionamento – critérios, regras, responsabilidades, recompensas
Transparência
Crescimento sustentável
“Deveres”

Critérios de Avaliação

Como o parceiro gera valor para a “empresa mãe” ?
“Direitos”

Benefícios Crescentes

Como a “empresa mãe” pode gerar valor para os parceiros
Equilíbrio = sustentabilidade da relação
A confiança entre parceiros depende do equilíbrio da relação. Esforço, desempenho e atitude devem ser recompensados de forma justa e clara.
A Actavox desenvolveu para seus clientes diversos programas de parceiros, que proporcionaram a expansão de suas vendas através da montagem de uma valiosíssima rede de parceiros.

Contate-nos

Caso sua empresa deseje desenvolver um programa de canais ou aprimorar o programa existente, fale conosco
Clientes Satisfeitos

A Actavox foi fundamental na reestruturação e na melhoria dos processos de vendas da OpServices. Através da consultoria da Actavox aumentamos a eficiência de seus processos comerciais e de relacionamento com seus clientes

Dario B. Bestetti

CEO, OpServices

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